FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: QUEM É REALMENTE REFORMADO? RELEMBRANDO CONCEITOS BÁSICOS DA FÉ REFORMADA (Volume XI)

Por Valdeci da Silva Santos

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer uma visão panorâmica da fé reformada na busca de uma identificação mais precisa dessa tradição. Ainda que alguns tópicos aqui discutidos mereçam análises particulares, o propósito deste estudo é estabelecer o mapa geral para que se encontre mais facilmente o ponto específico a ser cuidadosamente investigado. Desta forma, busca-se corrigir algumas concepções genéricas e distorcidas sobre o tema. O artigo está dividido em três seções básicas. Primeiramente, são analisados os aspectos históricos; em seguida, os princípios doutrinários e, por último, a perspectiva cultural da fé reformada. Ainda que limitados, esses tópicos parecem oferecer uma estrutura básica do sistema em questão.

Palavras-chave

Teologia Fé Calvinismo História Doutrina Reforma Cosmovisão reformada Valdeci da Silva Santos

Sobre o autor

Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul – Extensão de Goiânia (B.Th., 1988), mestre em Teologia Sistemática (Th.M, 1997) e doutorado em Estudos Interculturais pelo Reformed Theological Seminary (Ph.D., 2001). Em 2011 concluiu seus estudos pós doutorais em Aconselhamento Bíblico pela Christian Counseling Educational Foundation – CCEF. Atualmente é Secretário Geral de Apoio Pastoral da IPB e Vice-diretor do CPAJ.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.