FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: VALIDADE NA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA: A INTERAÇÃO CÍCLICA DE AUTOR, TEXTO E INTÉRPRETE – UMA RESPOSTA REFORMADA PARA UMA HERMENÊUTICA PÓS-MODERNA (Volume XI)

Por Jorge Luiz Patrocínio

Resumo

O presente artigo procura estudar a seguinte questão na hermenêutica bíblica: validade na interpretação ou interpretação válida? Ficará evidente no estudo que as duas expressões são na verdade o resumo de duas plataformas hermenêuticas; a saber, a plataforma reformada, que honra o texto por não permitir que o intérprete faça o que a sua habilidade e técnicas hermenêuticas permitem, ignorando regras impostas pelo texto e pelo próprio escritor; e a plataforma pós-moderna, que garante ao intérprete a supremacia na busca da validação de sua própria experiência, com a relativização do conteúdo e da verdade bíblica. Não é intenção do artigo navegar nas águas profundas da hermenêutica e levantar questões que tornem o assunto extenso e cansativo. Pelo contrário, o objetivo aqui é fechar o círculo em torno da questão hermenêutica que considera se é possível ou não ter validade na interpretação. Será mencionada, entre outras interpretações pós-modernas, a de Schleiermacher, que procura honrar o intérprete ao promover a anulação do escritor. Neste aspecto, a diferenciação entre sentido (meaning) e significado (significance) feita por Eric Hirsch é fundamental para se manter o equilíbrio na validade da interpretação, fazendo justiça a ambos – escritor e leitor. Por fim, será oferecido o ponto de vista de que os escritos bíblicos se encontram numa posição diferenciada, visto que as Escrituras são a obra de dois autores – divino e humano – e que o “autor” que a revelou ao escritor é o mesmo que a inspira ao intérprete. Esse fio de prata mantém o equilíbrio entre autor, texto e intérprete. Para essa plataforma, são usados dois textos relevantes, a saber, Introduction to Biblical Interpretation, de William Klein, e What Does This Mean? Principles of Biblical Interpretation in the Post-Modern World, de James Voelz. O artigo é concluído com cinco sugestões para fazermos da validade na interpretação algo atingível para nós.

Palavras-chave

Interpretação Escrituras Espírito Santo Validade Hermenêutica Comunidade Jorge Luiz Patrocínio

Sobre o autor

Jorge Luiz Patrocínio é ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil. Bacharelou-se em teologia no Seminário Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemos Eller (Belo Horizonte). Fez mestrado e doutorado (em andamento) em Teologia Histórica, com concentração em Estudos da Reforma Protestante, no Seminário Concordia, em Saint Louis, EUA. Está assumindo o pastorado titular da Igreja Presbiteriana de Aracruz (ES).

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.