FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: O MOVIMENTO PENTECOSTAL: REFLEXÕES A PROPÓSITO DO SEU PRIMEIRO CENTENÁRIO (Volume XI)

Por Alderi Souza de Matos

Resumo

No corrente ano, o movimento pentecostal internacional está completando o seu primeiro século de existência. Embora estritamente falando o movimento tenha surgido em 1901, sua grande expansão nacional e mundial teve início com o célebre Avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles, em 1906. Um dos muitos países alcançados foi o Brasil, onde o pentecostalismo representa na atualidade a grande maioria dos evangélicos. Aproveitando o transcurso dessa data histórica e considerando a importância do fenômeno e sua crescente presença no meio religioso e na sociedade brasileira, o autor entende que se justifica mais um estudo desse movimento. O artigo começa com uma consideração dos antecedentes do pentecostalismo na história da igreja e, demodo mais específico, no metodismo e no movimento de santidade (holiness) norte-americanos. Descreve a seguir o surgimento do pentecostalismo clássicoatravés dos seus dois fundadores, Charles Parham e William Seymour. Prossegue mostrando as origens e evolução do movimento no Brasil, até o advento do neopentecostalismo. O artigo conclui com uma breve avaliação das contribuições e dificuldades atuais da tradição pentecostal, bem como sugere maneiras pelas quais as igrejas históricas podem interagir com ela.

Palavras-chave

Pentecostalismo Metodismo Movimento Holiness Charles Parham William Seymour Brasil Neopentecostalismo Alderi Souza de Matos, Th.D.

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (BTh, 1974), Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1979) e Bacharel em Direito pela Escola de Direito de Curitiba (1983); Mestre em Novo Testamento pela Escola Teológica Andover Newton, EUA (STM, 1988) e Doutor em Teologia pela Escola de Teologia da Universidade de Boston, EUA (ThD, 1996). É ministro presbiteriano desde Janeiro de 1975 e historiador oficial da IPB. Também leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. Tem vários livros publicados: Os pioneiros presbiterianos do Brasil (2004); A caminhada cristã na história (2005); O que todo presbiteriano inteligente deve saber (coautor, 2007); Erasmo Braga, o protestantismo e a sociedade brasileira (2008); Uma igreja peregrina (2009); Os consolidadores da obra presbiteriana no Brasil (2014). É casado com Cíntia e pai de Pedro Paulo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.