FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: CRISTIANISMO E GNOSTICISMO: UMA AVALIAÇÃO DE SUA INCOMPATIBILIDADE AO ENSEJO DA PUBLICAÇÃO DO “EVANGELHO DE JUDAS” (Volume XI)

Por João Alves dos Santos

Resumo

Com a publicação do chamado Evangelho de Judas, novamente é levantada a questão do relacionamento entre o gnosticismo e o cristianismo nos primeiros séculos da era cristã. O gnosticismo pode ser considerado um ramo dissidente do cristianismo? Os evangelhos gnósticos devem ser considerados documentos do cristianismo, tais como os canônicos? O Evangelho de Judas traz alguma contribuição para o estudo das raízes do cristianismo? São questões que o autor responde pela negativa, demonstrando que as premissas do gnosticismo são incompatíveis com as do cristianismo e que, por essa razão, não se pode chamar o gnosticismo de cristão, qualquer que seja a sua modalidade. Além de fazer uma comparação das principais crenças do gnosticismo com as do cristianismo bíblico-histórico, o autor apresenta uma breve análise do conteúdo do Evangelho de Judas para situá-lo no contexto literário dos escritos gnósticos e deixar evidente a sua incompatibilidade com a literatura canônica do Novo Testamento, especialmente com a dos evangelhos. Para o autor, a descoberta e publicação do Evangelho de Judas pode contribuir para o estudo do gnosticismo em si, em suas diversas modalidades, mas não para o estudo do cristianismo em suas raízes históricas.

Palavras-chave

Gnosticismo Cristianismo Judas Evangelhos canônicos Jesus Cristo Apóstolos João Alves dos Santos

Sobre o autor

Bacharel em: Teologia pelo Seminário Presbiteriano Conservador (B.Th. 1963), em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru, SP (1969) e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Prof. José A. Vieira de Machado, MG (1981). Mestre em: Divindade e em Teologia do AT pelo Faith Theological Seminary (M.Div., 1973 e Th.M., 1974) e em Teologia do Novo Testamento pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (Th.M., 1985). Foi professor de Grego e Exegese do Novo Testamento no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, desde sua fundação em 1980 até 2004, onde, desde 2005 continua lecionando Grego. Foi também professor de Grego e Exegese no Novo Testamento no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas (de 1980 a 1986) e o primeiro coordenador do CPAJ (1991). É ministro jubilado da Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil e membro do corpo editorial da revista Fides Reformata. É casado com Elaíne e pai de três filhas: Aline, Anne e Louise.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.