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Artigo: O IMPACTO DA FILOSOFIA DE KANT SOBRE A DOUTRINA DA REVELAÇÃO EM KARL BARTH (Volume XI)

Por Heber Carlos de Campos

Resumo

O autor argumenta que Barth, apesar de ter deixado o antigo liberalismo em favor da neo-ortodoxia, não abandonou todas as influências anteriores, principalmente aquelas vindas de Immanuel Kant. Embora Barth cresse na revelação divina, sob a influência do subjetivismo racionalista kantiano ele colocou Deus em uma esfera metafísica na qual ele não revela coisas sobre si mesmo, nem se revela em palavras, mas só pessoalmente. Barth aceita a revelação especial, mas nega a revelação geral, histórica e proposicional. Deus só se revela diretamente, em eventos e em presença, tanto no passado como hoje, mas não em palavras escritas. O autor conclui a sua análise fazendo uma crítica do conceito barthiano de revelação. Segundo ele, a negação da revelação histórica questiona a própria realidade da encarnação do Verbo. Além disso, a negação da revelação proposicional transforma a interpretação em revelação, torna a revelação não-fidedigna, faz com que o leitor determine o que é revelação, nega a soberania de Deus, elimina a fé na revelação, nega a inerrância bíblica e afasta o caráter pessoal da revelação.

Palavras-chave

Liberalismo Iluminismo Racionalismo Kant Barth Neo ortodoxia Revelação proposicional Heber Carlos de Campos

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas (B.Th. 1973); fez seu mestrado em Teologia Contemporânea no Seminário presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (th.M. 1987) e doutorou-se em Teologia Sistemática no Concordia Theological, EUA (Th.D 1992). Foi diretor do Seminário Presbiteriano Brasil Central (Goiânia, 1985-1989) e professor do Seminário Presbiteriano Rev. José Manuel da Conceição, foi diretor do CPAJ entre 1993 a 1999 (2004, interinamente) e tem exercido o ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil por mais de 35 anos. É membro da Academia Paulista Evangélica de Letras (APAL). Além de artigos em periódicos brasileiros, suas obras significativas são: O ser de Deus seus atributos (1999), FÉ Cristão e Misticismo (2000 - coautor), A providência de Deus a sua realização histórica (2001), As duas naturezas do Redentor (2004), A união das naturezas do Redentor (2005), A humilhação do Redentor - Encarnação e sofrimento (2008). Está presentemente concluindo sua próxima obra, “A humilhação do Redentor - sua morte sepultamento”.

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