FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: A JUSTIÇA ESCATOLÓGICA DE DEUS: LEITURAS DE HC 2.4 EM RM 1.17B PARA UMA COMPREENSÃO DO USO PAULINO DO ANTIGO TESTAMENTO (Volume X)

Por Marcos Augusto Fernandes de Freitas

Resumo

O presente artigo é um estudo bíblico-teológico do uso de Hc 2.4 em Rm 1.17b, e suas aparentes discrepâncias. Sendo o locus classicus da teologia paulina sobre a justificação pela fé, o texto ajuda-nos a ver como Paulo interpretava o Antigo Testamento, lançando luz sobre a discutida relação entre os testamentos. Duas questões norteiam este estudo. Primeira: Estaria Paulo citando o Texto Massorético, a Septuaginta, uma conflação dos dois ou uma versão independente à qual teria tido acesso? Segunda: Estaria o apóstolo adulterando o sentido original de Hc 2.4 para conformá-lo à sua apresentação do evangelho? Após avaliar algumas propostas de solução, este artigo procura mostrar como Paulo cita o Antigo Testamento de forma simples e livre, mas não desordenada. E nesse uso harmônico de citações perceber-se-á na mente do apóstolo uma “teologia bíblica” da justiça de Deus, visão escatológica e consciência de continuidade histórica. Nessa perspectiva, ver-se-á também como o apóstolo coloca-se contra o ensino judaizante sobre justiça e salvação, ao mesmo tempo em que se põe em total harmonia com o ensino do Antigo Testamento sobre esses temas.

Palavras-chave

Justiça Salvação Escatologia paulina Teologia bíblica Interpretação apostólica Relação intertestamentária Marcos Augusto Fernandes de Freitas

Sobre o autor

O autor é ministro presbiteriano, bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte. Atua como pastor auxiliar da Segunda Igreja Presbiteriana de Boa Vista, em Roraima, trabalhando na congregação da cidade de Caracaraí.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.