FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: A GLOBALIZAÇÃO: SEUS DESAFIOS E SUAS OPORTUNIDADES PARA A VIDA E O TESTEMUNHO CRISTÃO (Volume X)

Por Fernando Teixeira Arantes

Resumo

O desafio que o pastor enfrenta nos dias de hoje na condução do rebanho a ele confiado por Deus exige que o ministro conheça bem as Escrituras, viva piedosamente, tenha convicção do chamado pastoral, bem como desenvolva uma boa teologia do ministério. Todavia, faz-se também necessário que o pastor entenda o melhor possível os valores, as influências e as circunstâncias do mundo em que vivem os discípulos de Cristo. Neste artigo, acerca do testemunho cristão, o autor aborda os desafios e as oportunidades que a globalização apresenta ao pastor e aos crentes em geral. Ele inicia definindo o termo “globalização” e apresenta uma perspectiva histórica desse processo. Segue tratando do que deve ser o testemunho cristão de maneira contextualizada num mundo cada dia mais globalizado, afirmando a centralidade e a relevância de Jesus Cristo e sua mensagem para o homem de hoje. O autor conclui encorajando os discípulos de Cristo a se engajarem com seriedade e fé na tarefa a eles confiada pelo Senhor Jesus de serem suas testemunhas.

Palavras-chave

Globalização Testemunho Ministério pastoral Pluralismo Pós modernidade Jesus Cristo Fernando Teixeira Arantes

Sobre o autor

O autor é ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil e pastoreia a Igreja Presbiteriana Jardim Guanabara em Campinas, São Paulo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.