FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: UMA PERSPECTIVA ESCRITURÍSTICA SOBRE A INDIGNIDADE DE PARTICIPAÇÃO NA CEIA DO SENHOR (Volume X)

Por Arley Preto Gomes

Resumo

Observando com profundidade os preceitos escriturísticos, bem como a relevância central da Celebração Eucarística para o cristianismo, é possível depreender uma melhor percepção a respeito da indignidade de participação na Ceia do Senhor, sob a ótica reformada. Uma análise da literatura adicionada à correta aplicação hermenêutica aos textos bíblicos que tratam do assunto podem esclarecer que todos os eleitos, a qualquer tempo, podem e devem participar do corpo e do sangue de Cristo na Eucaristia. Jesus instituiu a Ceia para ser inclusiva e não exclusiva, desde que o participante, ao examinar-se, reconheça-se justificado por Deus no Senhor, e já tenha com ele e com a comunidade dos santos plena comunhão.

Palavras-chave

Celebração eucarística Ceia Senhor Indignidade Eleição Justificação Comunhão Arley Preto Gomes

Sobre o autor

O autor é médico, empresário e presbítero em disponibilidade da 1ª Igreja Presbiteriana de São Sebastião do Paraíso (MG), Presbitério Vale do Rio Grande. É aluno do curso de Mestrado em Teologia do CPAJ (área de Teologia Sistemática).

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.