FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: AS RAÍZES HISTÓRICAS DO LIBERALISMO TEOLÓGICO (Volume X)

Por José Roberto da Silva Costanza

Resumo

Este artigo trata das raízes históricas do liberalismo teológico, a partir do pressuposto de que teve início no racionalismo do século 17 e se desenvolveu até a década de 1920, quando arrefeceu. O trabalho é desenvolvido basicamente ao longo de três seções principais, sendo as duas primeiras referentes às fases do movimento e a última uma apreciação crítica da teologia liberal. Na primeira parte, onde são apresentados os principais vultos do racionalismo, deísmo e iluminismo, o propósito é apresentar os conceitos de modo generalizado; não obstante, cabe destaque a Matthew Tindal e a Hermann Reimarus, cuja obra marca o rompimento definitivo do liberalismo com a ortodoxia, ao afirmar que o cristianismo se baseia nas alegações fraudulentas da ressurreição e da segunda vinda de Jesus. Na segunda parte, o autor relaciona o romantismo com o modernismo, considerando-os uma só fase do movimento teológico liberal. Nela o enfoque principal é dado aos personagens, com ênfase em Friedrich Schleiermacher, considerado o pai da teologia moderna, que rejeitou as doutrinas da queda e do pecado original, bem como do nascimento virginal, ressurreição, ascensão e segunda vinda de Cristo. Na terceira parte, Considerações Gerais, o autor tenta mostrar que o liberalismo foi um grande mal para o cristianismo, dele diferindo como uma religião à parte, pois representa a fé na humanidade, ao passo que o cristianismo representa a fé em Deus.

Palavras-chave

Racionalismo Modernismo Liberalismo Teologia Liberal José Roberto da Silva Costanza

Sobre o autor

O autor é presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil, com mestrado em Teologia e História pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) e doutorado em Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval. É doutorando em Ministério (D.Min.) pelo CPAJ/RTS e professor do Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro, onde exerce a função de coordenador da área de Teologia Histórica.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.