FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: POR QUE DEUS USA PESSOAS COMO SANSÃO? (Volume X)

Por Daniel Santos Jr

Resumo

Este artigo é uma proposta de leitura de Juízes 15 que leva em consideração estudos recentes em crítica literária do Antigo Testamento. A pergunta levantada no título do artigo é respondida através da metáfora de um “inadimplente vocacional”, que é usada para ilustrar o conceito de competência literária, uma virtude que o autor acredita ser indispensável à maturidade cristã. O argumento central do artigo está construído sobre a premissa de que os juízes de Israel, da maneira como são apresentados na narrativa, vão se tornando cada vez mais corruptos e mundanos, o que faz de Sansão (o último juiz descrito no livro) um indivíduo de caráter deplorável. Daí o dilema implícito no título do artigo: Por que Deus usaria uma pessoa como Sansão? Como Deus gostaria que os demais que buscam diligentemente a sua unção através de uma vida temente, piedosa e santa entendessem o fato de ele ter revestido Sansão com o Espírito em determinados momentos de sua vida? O autor conclui que Deus usa pessoas como Sansão por causa da inadimplência vocacional do seu povo, por causa da relutância deste em responder apropriadamente àquilo para o que foi chamado.

Palavras-chave

Sansão Crítica Competência literária Juízes 15 Daniel Santos Jr., Ph.D.

Sobre o autor

Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (B.Th. 1991). Mestre em Teologia Exegética pelo Covenant Theological Seminary, EUA (Th.M. 2000). Doutor em Estudos Teológicos no Antigo Testamento pela Trinity Evangelical Divinity School, EUA (Ph.D. 2006). Estudos Pós-Doutorais na Literatura Sapiência no Antigo Testamento (Wycliffe Hall, Oxford, UK, 2014). É ministro presbiteriano desde 1992. É professor assistente de Antigo Testamento no CPAJ. Escreveu, dentre outros, os artigos “Por que Deus usa pessoas como Sansão? ”; “Sem direito a respostas: lidando com as questões exegéticas de Jó”; “Proposta pedagógica de provérbios 22.6” e “O uso de Calvino da Literatura Sapiencial”, publicados pela Fides Reformata. Também atua como pastor colaborador na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro. É casado com Renata e pai de Cleo e Bruce.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.