FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: A DOUTRINA DE CALVINO SOBRE DISCIPLINA ECLESIÁSTICA FOI PRINCIPALMENTE RESULTADO DA INFLUÊNCIA DE MARTIN BUCER? (Volume X)

Por Heber Carlos de Campos Jr

Resumo

Este artigo analisa as concepções de João Calvino sobre disciplina eclesiástica e as possíveis influências que teria recebido de Martin Bucer. Que o reformador de Estrasburgo exerceu influências sobre a teologia de Calvino é inegável, principalmente a partir da permanência deste durante três anos naquela cidade da Alsácia. A questão é até que ponto chegou essa influência no tema em estudo. Inicialmente, o articulista analisa as obras de Calvino anteriores à sua estada em Estrasburgo, em busca de possíveis influências de Bucer e/ou Ecolampádio, o reformador de Basiléia. A seguir, ele considera uma série de semelhanças e dessemelhanças entre o pensamento de Calvino e de Bucer quanto à disciplina eclesiástica, particularmente no que diz respeito ao entendimento de textos bíblicos básicos, o uso dos pais da igreja, atitudes quanto aos anabatistas, as marcas da igreja, oficiais eclesiásticos, a participação dos magistrados civis, os diferentes níveis de pecados e os papéis dos oficiais e dos membros da igreja. O autor conclui que, embora haja influências claras de Bucer sobre Calvino na área da disciplina eclesiástica, não se pode afirmar com segurança que essa foi a principal nem a única influência recebida por Calvino nessa questão. A evolução do pensamento do reformador francês se deveu principalmente às suas próprias experiências pastorais e ao amadurecimento da sua reflexão teológica.

Palavras-chave

Disciplina eclesiástica João Calvino Martin Bucer Ecolampádio Anabatistas Oficiais Igreja Estado Marcas igreja Heber Carlos de Campos Júnior

Sobre o autor

“Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (1998), mestre em História da Igreja pelo Centro Presbiteriano de pós-Graduação Andrew Jumper (2003), e Doutor em Teologia Histórica pelo Calvin Theological Seminary, EUA (2009). É ministro presbiteriano desde junho de 1999. No CPAJ ensina disciplinas de teologia Histórica e Teologia Sistemática. É professor do Seminário JMC, em São Paulo, e da Faculdade Internacional de Teologia Reformada. Além da área de ensino, atua como pastor na Igreja Presbiteriana Aliança em Limeira, e como membro do Conselho Editorial da Editora Cultura Cristã. É autor de artigos e capítulos de livros. “Triunfo da Fé: lidando com o problema do mal” e “Tomando Decisões segundo a vontade de Deus”, são dois de seus livros, ambos pela Editora Fiel. É casado com Nátalie e pai de Bianca e Samuel.”

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.