FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: PSICOLOGIZAÇÃO DO PÚLPITO E RELEVÂNCIA NA PREGAÇÃO (Volume X)

Por Wadislau Martins Gomes

Resumo

Este artigo considera a necessidade de um retorno de nossos púlpitos à prática de uma epistemologia bíblica e de sua conseqüente apologética cristã, focalizando a presente psicologização de sermões que ocorre, na visão do autor, para adaptar a mensagem da Palavra ao interesse da audiência ou para suprir uma falta de confiança no poder da Palavra pregada. Faz uma necessária avaliação dos conceitos cristãos e não-cristãos sobre a finalidade e propósito do homem e da sociedade, e sobre a finalidade e propósito da pregação. Pondera sobre a importância da psicologia bíblica redentiva (que bons autores relutam em considerar por causa da possibilidade de mistura e confusão). Examina a importância da pregação expositiva (que só será realmente expositiva se for também ao mesmo tempo textual e tópica). Demonstra a diferença entre o que é biblicamente importante e o que é relevante para a audiência.

Palavras-chave

Pregação Secularização Psicologia Aconselhamento Relevância Pós modernidade Wadislau Martins Gomes

Sobre o autor

O autor é ministro presbiteriano e diretor de Ministérios Refúgio, em Mogi das Cruzes (SP). É credenciado pelo Christian Counseling and Educational Foundation (Laverock, Pensilvânia, Estados Unidos) e atua como professor convidado do CPAJ.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.