FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: DISCERNINDO AS VOZES NOS SALMOS: UMA DISCUSSÃO DE DOIS PROBLEMAS NA INTERPRETAÇÃO DO SALTÉRIO (Volume IX)

Por Carl J. Bosma

Resumo

Neste artigo histórico e exegético o autor discute historicamente as diferentes escolas e propostas de interpretação do livro dos Salmos. Ele começa demonstrando como a influência de von Rad nesta questão foi um marco de transição na história da interpretação, quando rejeitou a interpretação histórico-crítica tradicional de Gunkel e promoveu a visão de Mowinckel, que liga a interpretação dos salmos não aos seus autores individuais, mas ao ambiente do culto israelita. Avançando nesta proposta, Bosma faz uma exposição dos métodos tradicionais de interpretação dos salmos, como o “espelho da alma” e os salmos como “resposta humana”, e propõe uma leitura do texto a partir da proposta de N. H. Ridderbos, retirando os excessos de cada uma dessas interpretações sem recorrer aos critérios das escolas histórico-críticas.

Palavras-chave

Exegese Salmos Métodos interpretação Culto israelita von Rad Reformadores Nicholas Ridderbos Carl J. Bosma

Sobre o autor

O autor é ministro da Christian Reformed Church (CRC), professor de Antigo Testamento no Calvin Theological Seminary, em Grand Rapids, Michigan, Estados Unidos, e professor visitante no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ).

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.