FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: O TEÍSMO ABERTO: UM ENSAIO INTRODUTÓRIO (Volume IX)

Por Heber Carlos de Campos

Resumo

Este artigo aborda um problema teológico recentemente levantado nos Estados Unidos e que agora também começa a penetrar nos círculos teológicos brasileiros. Trata-se do chamado “Teísmo Aberto” (“Open Theism”), que tem mudado os paradigmas da teontologia historicamente aceita. O artigo trata do fundamento sobre o qual se apóia o Teísmo A b e rto (o conceito libertário de liberdade) e das conseqüências determinantes que esse libertarismo traz para a teontologia: ele leva Deus a autolimitar-se, o que, por sua vez, afeta o atributo da soberania divina quanto ao governo de Deus no mundo e na vida dos indivíduos. Esse libertarismo, e a conseqüente autolimitação divina, afeta a doutrina da providência e da presença do mal moral no mundo, fazendo com que Deus corra riscos nessa teontologia. A autolimitação divina também afeta a sua onisciência, onipresença, imutabilidade e relacionalidade.

Palavras-chave

Teísmo Aberto Teologia Relacional Libertarismo Teontologia Autolimitação divina Imutabilidade Heber Carlos de Campos

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas (B.Th. 1973); fez seu mestrado em Teologia Contemporânea no Seminário presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (th.M. 1987) e doutorou-se em Teologia Sistemática no Concordia Theological, EUA (Th.D 1992). Foi diretor do Seminário Presbiteriano Brasil Central (Goiânia, 1985-1989) e professor do Seminário Presbiteriano Rev. José Manuel da Conceição, foi diretor do CPAJ entre 1993 a 1999 (2004, interinamente) e tem exercido o ministério pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil por mais de 35 anos. É membro da Academia Paulista Evangélica de Letras (APAL). Além de artigos em periódicos brasileiros, suas obras significativas são: O ser de Deus seus atributos (1999), FÉ Cristão e Misticismo (2000 - coautor), A providência de Deus a sua realização histórica (2001), As duas naturezas do Redentor (2004), A união das naturezas do Redentor (2005), A humilhação do Redentor - Encarnação e sofrimento (2008). Está presentemente concluindo sua próxima obra, “A humilhação do Redentor - sua morte sepultamento”.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.