FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: CALVINO ENSINOU A EXPIAÇÃO LIMITADA? (Volume IX)

Por Leandro Antônio de Lima

Resumo

A doutrina reformada da expiação limitada vem de João Calvino? Dúvidas quanto a essa questão têm sido levantadas no últimos tempos. Uma série deteólogos seguindo R.T.Kendall, o sucessor de D.M.Lloyd-Jones na Capela de Westminster, têm definido que Calvino foi um universalista, pois acreditava que Cristo morreu por todos os homens indiscriminadamente, ainda que nem todos sejam salvos. Entretanto, a análise dos escritos de Calvino demonstra que o reformador de Genebra possuía um conceito de expiação que dificilmente poderia se encaixar no universalismo. Seu conceito eficaz da expiação que Cristo realizou na cruz, não apenas providenciando salvação, mas efetivando-a, bem como sua subordinação da expiação á eleição, impossibilitam a idéia de um escopo universal. E mesmo quando são analisados aqueles textos no quais Calvino supostamente defenderia um escopo ilimitado para a expiação, percebe-se que ele faz isso apenas no que se refere á pregação do evangelho, mas quando tem que definir pelos eleitos exclusivamente. Dessa forma, ainda que Calvino não tenha defendido expressamente uma doutrina da expiação limitada, o que foi feito posteriormente pelos teólogos que seguiram seu sistema, ainda assim as bases dessa doutrina são extraídas da teologia de Calvino. Portanto, os calvinistas apenas desenvolveram o tema a partir de Calvino, mas não romperam com ele.

Palavras-chave

Expiação definida universalismo pregação universal desenvolvimento dogma Leandro Antonio de Lima

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano JMC – SP (1999). Mestre em Teologia e História pelo CPAJ – SP (2003). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Mackenzie – SP (2010). Doutor em Letras pela Universidade Mackenzie (cum laude), com tese sobre o livro de Apocalipse (2012). Doutorando em Exegése Bíblica e Teologia Sistemática pela Theological University Kampen – Holanda, com tese sobre Apocalipse 20. No CPAJ atua nas áreas de Teologia Exegética e Teologia Sistemática. Dentre vários livros e artigos, autor de: Razão da Esperança – Teologia para hoje (2006, Editora Cultura Cristã). As Grandes Doutrinas da Graça (10 volumes pela Editora Odisseu, 2007-2012). Brilhe a sua luz: o cristão e os dilemas da sociedade atual (2009, Cultura Cristã). O Futuro do Calvinismo: os desafios e oportunidades da pós-modernidade para a Igreja Reformada (Cultura Cristã, 2010). A Grande Batalha Escatológica (2016 – Agathos). Autor de uma trilogia intitulada Crônicas de Olam (vol 1 relançado pela Tolk, 2015). Pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro – SP. Professor de Teologia Sistemática no Seminário JMC. Casado com Vivian e pai do Vicktor Daniel.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.