FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: JESUS, HERODES E OS MAGOS: UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICO-LITERÁRIA DE MT 2.1-12 (Volume IX)

Por João Cesário Leonel Ferreira

Resumo

No contexto das celebrações natalinas, envoltas em um clima de emoções fraternas e universais, o texto do evangelho de Mateus, capítulo dois, versículos um a dozem, tende a receber interpretações superficiais e ingênuas. outros vêem os magos, numa teologização dos personagens, como representantes dos gentios que vêm a Jesus para obter salvação. Este artigo pretende oferecer uma interpretação diferenciada ao interpretar o texto numa perspectiva histórica, com ênfase especial das relações de tensão que se manifestam na perícope, principalmente entre os magos e Herodes. Tais personagens serão inseridos no quadro de disputas entre potências representativas do Ocidente e do Oriente quando do nascimento do Senhor Jesus Cristo. Será dado destaque à estrutura literária que manifestará os contornos centrais e periféricos do texto.

Palavras-chave

Jesus Cristo magos Herodes contexto histórico interpretação conflito João Cesário Leonel Ferreira

Sobre o autor

O autor é mestre em Ciências da Religião com concentração em Bíblia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e doutorado em teoria e história literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor no Seminário Presbiteriano do Sul (Campinas) e na Escola Superior de Teologia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). É ministro presbiteriano, auxiliando a equipe pastoral da Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara, em Campinas.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.