FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: O 1º RELATÓRIO PASTORAL REFORMADO DA AMÉRICA LATINA: O "JURNAEL" DO REV. JODOCUS A STATTEN (Volume VIII)

Por Francisco Leonard Schalkwijk

Resumo

No contexto de luta contra o império mundial espanhol, a Holanda ocupou o nordeste brasileiro, produtor de açucar de 1634 a 1654. Com a invasão veio também a igreja reformada, primeiramente na forma de congregações militares, mas logo em seguida com os colonizadores, funcionários da companhia, mercadores e outros. No total, cerca de 22 igrejas foram plantadas ao longo da costa, de Sergipe ao Maranhão, utilizando muitos pregadores holandeses e também alemães, franceses, ingleses e até mesmo espanhóis. Um deles foi o alemão Jodocus a Statten. Tendo chegado ao Brasil em 16 32, serviu a maior parte do tempo como capelão militar. Quinze anos depois, foi capturado e levado para a Bahia, domicílio do governador português e do bispo católico romano. Ouviu-se falar em Recife que eles o queimariam a fim de que nunca mais pregasse. A Holanda tentou em vão trocá-lo por prisioneiros portugueses. Em 1651, foi transportado para Portugal para nunca mais se ouvir falar dele novamente. A viúva de Stetten recebeu sustento financeiro para a família até sua morte em 1665. Diversas cartas de Stetten sobreviveram nos Arquivos Nacionais da Holanda em Haia. Um desses documentos é um interessante relatório de 1636 sobre o seu ministério na Paraíba: reuniões do conselho, batismos, cultos, casamentos e diaconia. É, na verdade, o primeiro relatório pastoral reformado da América Latina, certamente escrito como defesa durante uma ocasião em que Stetten estava suspenso temporariamente do ministério.

Palavras-chave

Brasil holândes igreja reformada Paraíba Jodocus Stetten liberdade religiosa diaconia Francisco Leonard Schalkwijk

Sobre o autor

O autor é ministro da Igreja Reformada Holandesa, com mestrado no Calvin Theological Seminary, em Grand Rapids, EUA, e doutorado em história na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. É professor visitante do CPAJ.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.