FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: ROBERT REID KALLEY: PIONEIRO DO PROTESTANTISMO MISSIONÁRIO NA EUROPA E NAS AMÉRICAS (Volume VIII)

Por Alderi Souza de Matos

Resumo

O médico missionário escocês Robert R. Kalley (1809-1888) ocupa um lugar de honroso no movimento missionário protestante, tendo sido um destacado pioneiro em países de língua portuguesa dos dois lados do Atlântico. Lutando contra imensas dificuldades e eventual oposição mortífera, ele foi um instrumento para implantação do presbiterianismo na Ilha da Madeira (1839) e do congregacionalismo no Brasil (1855). Também contribuiu para o surgimento de igrejas de língua portuguesa no Caribe, em Portugal e nos Etados Unidos. Sua sabedoria, coragem e dedicação podem ser uma fonte de inspiração para as novas gerações de cristão evangélicos. O artigo mostra como Kalley deixou a sua Escócia nativa e foi parar na isolada Ilha da Madeira, no Atlântico Norte. Passa, então, a descrever como as atividades médicas e missionárias de Kalley produziram tanto um número crescente de conversos quanto violentas explosões de intolerância religiosa. Enquanto milhares de "calvinistas" abandonavam a ilha para salvar a vida, e eventualmente se fixaram nas Antilhas e nos Estados Unidos, Kalley passou alguns anos em Malta e na Palestina. Após a morte da sua primeira esposa, ele contraiu núpcias com uma inglesa refinada e talentosa, Sarah P. Wilson, membro de uma conceituada família congregacional. Eventualmente, os Kalley vieram para o Brasil, onde iniciaram a primeira igreja protestante nacional na história desse país. O autor conclui a análise apontando algumas conexões interessantes enre Kalley e a missão presbiteriana no Brasil e faz comentários sobre a sua personalidade, convicções teológicas e influência duradoura sobre o protestantismo brasileiro.

Palavras-chave

Robert Kalley Protestantismo missionário Congregacionalismo Presbiterianismo Brasil Portugal Alderi Souza de Matos, Th.D.

Sobre o autor

Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (BTh, 1974), Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1979) e Bacharel em Direito pela Escola de Direito de Curitiba (1983); Mestre em Novo Testamento pela Escola Teológica Andover Newton, EUA (STM, 1988) e Doutor em Teologia pela Escola de Teologia da Universidade de Boston, EUA (ThD, 1996). É ministro presbiteriano desde Janeiro de 1975 e historiador oficial da IPB. Também leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. Tem vários livros publicados: Os pioneiros presbiterianos do Brasil (2004); A caminhada cristã na história (2005); O que todo presbiteriano inteligente deve saber (coautor, 2007); Erasmo Braga, o protestantismo e a sociedade brasileira (2008); Uma igreja peregrina (2009); Os consolidadores da obra presbiteriana no Brasil (2014). É casado com Cíntia e pai de Pedro Paulo.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.