FIDES REFORMATA ONLINE

Artigo: PREGAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO: É MESMO NECESSÁRIA? (Volume I)

Por Mauro Fernando Meister

Resumo

D. Martyn Lloyd-Jones afirma em seu livro Pregação e Pregadores que "a mais urgente necessidade da Igreja hoje é de verdadeira pregação; e como é a maior e a mais urgente necessidade da igreja, é também, obviamente, a maior necessidade do mundo". Essa necessidade certamente não mudou de figura desde a primeira publicação de Pregações e Pregadores em 1971. O que mudou, no entanto, foi o interesse na pregação nos últimos vinte anos. Percebeu-se, no mundo cristão, que não há substituto para a pregação. Antigas escolas liberais e tradicionais, que defendiam o uso de outras formas de ensino como substituto para a pregação, perceberam que esta antiga prática, de fato "não inventada pelo homem mas graciosamente criada por Deus", ainda é, e sempre será, o mais efetivo meio de proclamar as Boas Novas.

Palavras-chave

Pregação Antigo Testamento Necessidade Mauro Meister Mauro Fernando Meister

Sobre o autor

Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (extensão Goiânia), Mestre em Teologia Exegética pelo Covenant Theological Seminaty, EUA, e Doutor em Literatura Semítica pela Universidade de Stellenbosch, Africa do Sul. É ministro presbiteriano desde dezembro de 1989. No CPAJ ensina disciplinas de Antigo testamento, Pregação e Educação e grava o programa Escritura em Foco, vinculado pelo canal digital da TV Mackenzie. Escreveu, entre outros, o livro “Lei e Graça” e artigos para a revista Fides Reformata. É casado com Denise e pai de Avner e Nina. Além do CPAJ também atua como pastor da Igreja Presbiteriana da Lapa, plantando uma congregação no Bairro da Barra Funda, em São Paulo, membro do Conselho de Educação Cristã e Publicações da IPB, assessor do Sistema Mackenzie de Ensino e Diretor Executivo da Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI) – Brasil.

Clique aqui para baixar o artigo

“E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Isaías 11.2
> Newsletter

Coloque aqui seu e-mail para receber nossos Boletins Informativos:

> Informações de Contato

ANDREW JUMPER
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação
Rua Maria Borba, 44 - Vila Buarque
São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01221-040

E-mail: atendimentocpaj@mackenzie.br
Tel: 011 2114-8644 - Fax: 011 3256-6611

Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper© 2014. Todos os direitos reservados.