Fides Reformata
Home Fides Reformata

Fides Reformata 21 N1

Volume XXI

 

Número 1 – 2016

+ EDITORIAL

É com satisfação que apresentamos ao nosso leitor o volume XXI, no 1, da revista Fides Reformata, dando continuidade a duas décadas de contribuição ininterrupta à pesquisa teológica na América Latina. Nos últimos anos, após a decisão de publicar a cada número um artigo em inglês, Fides também iniciou sua contribuição no cenário mundial. É possível conhecer toda essa contribuição eletronicamente no site oficial do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e em bancos de dados como ATLA Serials, Fuente Academica, etc.

 

Nesta edição, o primeiro artigo, por Heleno Guedes Montenegro Filho, “‘Abençoe-nos Deus e todos os confins da terra o temerão’: uma abordagem da missão de Israel no Salmo 67”, analisa os princípios contidos na aliança abraâmica e sinaítica que desembocam numa missiologia. Posteriormente, demonstra através dos salmos como tais princípios missionários faziam parte da vida do povo israelita. O segundo artigo, por Jamilly Nicacio Nicolete e Arilda Ines Miranda Ribeiro, “Educação e história: a vida de Mary Parker Dascomb”, ajuda a compreender a contribuição da educadora Mary Dascomb na missão presbiteriana no Brasil na segunda metade do século 19 e no início do século 20, e sua participação no projeto educacional dessa organização. O terceiro artigo, por Anselmo Ernesto Graff e Dirléia Fanfa Sarmento, “A oração do Pai Nosso: fonte de consolo ou mera recitação?”, revisita as palavras da oração do Pai Nosso segundo o texto original no evangelho de Mateus. A análise indica que o Pai Nosso tem muito mais a nos dizer do que sua brevidade parece indicar.

 

O quarto artigo, por Sérgio Ribeiro Santos, “O protestantismo e a construção do estado laico brasileiro: uma breve abordagem do processo histórico”, auxilia a entender como se deu a laicização do estado brasileiro, um processo que incluiu as políticas de imigração do governo imperial, a presença protestante e a força das novas ideias que aos poucos chegavam em terras brasileiras vindas da Europa e dos Estados Unidos, bem como as tensões existentes entre a alta direção da Igreja Católica Romana e os poderes políticos constituídos. O quinto artigo, por Leandro Lima, “Revisitando os espíritos em prisão: uma análise de 1Pedro 3.18-22 e Judas 6”, retoma a antiga discussão sobre a questão do pecado de alguns anjos com as mulheres em Gênesis 6.1-4, e seu aprisionamento, à luz dos textos de 1Pedro 3.18-22, Judas 6 e também 2Pedro 2.4. O sexto artigo, por Breno Macedo, “Covenant theology in the thought of John Calvin: from the Mosaic covenant to the New Covenant”, investiga o pensamento de Calvino em três administrações pactuais: mosaica, davídica e a nova aliança.

 

A seção de resenhas traz avaliações de obras relevantes para o contexto atual da igreja, entre elas Contornos de uma filosofia cristã, de L. Kalsbeek, resenhada por João Batista dos Santos Almeida; Preaching: communicating faith in an age of skepticism, de Timothy Keller, resenhada por Breno Macedo, e A arte moderna e a morte de uma cultura, de H. R. Rookmaaker, resenhada por Allen Porto.

 

Seguindo com o compromisso da revista de proporcionar e incentivar a reflexão teológica reformada, entregamos aos leitores mais uma edição de Fides Reformata, desejosos de que estes artigos e resenhas despertem mais uma vez o interesse por uma pesquisa que visa contribuir para a edificação do povo de Deus, servindo sua igreja ao redor do mundo.

 

Boa leitura!
Dr. Daniel Santos
Editor Geral

ARTIGOS

RESENHAS

VERSÃO ONLINE