Fides Reformata
Home Fides Reformata

Fides Reformata 20 N2

Volume XX

 

Número 2- 2015

+ EDITORIAL

 Com gratidão a Deus, apresentamos o volume 2 da edição comemorativa dos 20 anos da revista Fides Reformata. Olhando para trás, louvamos a Deus pela vida e dedicação de nossos professores, alunos e colaboradores externos que se esforçaram em alcançar o alvo de nossas publicações: artigos que unem profundidade teológica com aplicação prática para a vida do povo de Deus, dentro da variedade do campo teológico. Nesta edição, oferecemos um índice dos artigos publicados nos anos 2006-2015, os quais mostram que, de fato, esses foram os objetivos primordiais desta revista.

 

Os artigos que compõem este segundo volume do ano 2015, mais uma vez, cobrem áreas variadas. Começando com exegese, o primeiro artigo, do Prof. Leandro Lima, trata do uso engenhoso e artístico do Antigo Testamento no texto de Apocalipse 12.1-6, o qual dá sentido e aplicação para a poderosa mensagem do texto. Em seguida, o autor Pierre Rosa aborda uma questão missiológica interessante, que é a aparente mudança do centro da fomentação missionária global do hemisfério norte para o sul, onde se encontra o Brasil, mostrando qual pode ser o papel do nosso país nesse cenário missionário internacional. O movimento de revitalização e crescimento de igreja é contemplado com o artigo do Emilio Garofalo Neto, que avalia a validade da adaptação à cultura hodierna como uma ferramenta para o crescimento da igreja, trazendo uma importante análise das raízes e desenvolvimento atual da chamada “igreja emergente”.

 

O professor Valdeci Santos volta a tratar de um dos temas mais difíceis da atualidade, ou seja, o movimento homossexual, mostrando a “evolução” social que esse conceito experimentou nos últimos anos, alcançando tanta visibilidade e apoio, bem como a dificuldade que a igreja tem tido em tratar desse assunto, lançando luz sobre como o cristianismo ortodoxo deve lidar com o tema. Música e liturgia estão no centro da discussão que Silas Palermo promove em seu artigo a respeito da relação entre sacro e profano na música, trazendo importantes reflexões sobre esse que é, sem dúvida, um dos temas menos trabalhados pelos teólogos conservadores. Fechando a edição de artigos, o teólogo alemão Thomas Schirrmacher compartilha sua vasta experiência no campo da ética e relações internacionais, abordando o tema da glória de Deus como o verdadeiro fundamento da ética cristã.

 

Oferecemos, como de costume, algumas resenhas de livros que trazem importantes contribuições para discussões teológicas da atualidade. Além disso, nesta edição Danillo A. Santos faz oportuna avaliação de um software conhecido de muitos pastores e intérpretes bíblicos, BibleWorks, mostrando especialmente as vantagens da última versão, ajudando a decidir se vale a pena ou não adquiri-la. Os livros resenhados são os seguintes. Adoração Evangélica, do puritano Jeremiah Burroughs, resenhada por Breno Macedo, é uma reflexão sobre o culto público, feita por meio de sermões que são caracterizados por sensibilidade pastoral e fundamentação bíblica. Pregando toda a Bíblia como Escritura Cristã, de Graeme Goldsworthy, resenhado por Giuliano Letieri Coccaro, é leitura recomendada para todos aqueles que possuem interesse na interface entre pregação e teologia bíblica, principalmente no conceito de pregação cristocêntrica. A Doutrina do Conhecimento de Deus, de John Frame, resenhada pelo Prof. Filipe Fontes, oferece uma discussão sobre um campo relativamente esquecido nas discussões atuais, a epistemologia, e sua importância para o empreendimento teológico.

 

 

Dr. Leandro Lima
Editor Geral

ARTIGOS

RESENHAS

VERSÃO ONLINE