Fides Reformata
Home Fides Reformata

Fides Reformata 20 N1

Volume XX

 

Número 1 – 2015

+ EDITORIAL

 

É com grande alegria que apresentamos ao leitor o volume XX, no 1, da revista Fides Reformata, que comemora a marca histórica de 20 anos de publicação impressa ininterrupta. Desde 1996, a revista trouxe ao cenário acadêmico e pastoral do leitor de fala portuguesa 257 artigos e 150 resenhas, acumulando um total de 5.977 páginas de pesquisas. Esses materiais podem ser consultados fisicamente em várias bibliotecas ao redor do mundo ou eletronicamente no site oficial do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e em bancos de dados como ATLA Serials, Fuente Academica, etc. Uma busca simples nos tópicos e autores que contribuíram para essa conquista revelará que a revista buscou interagir com muitas questões teológicas, exegéticas, históricas, éticas, filosóficas e pastorais, proporcionando ao leitor uma amostra da perspectiva reformada que caracteriza nossa instituição.

 

Este número que comemora os 20 anos contém inicialmente um texto do Prof. Alderi Matos com um breve relato sobre a história da revista, que coloca em perspectiva a relevância daquilo que celebramos com esta edição. O segundo artigo, escrito por Jonathan Hack, apresenta uma correlação entre a vida e a mensagem do profeta Jeremias, analisando de modo conciso seu chamado, seu estilo literário, sua reação à perseguição, suas “confissões” e as influências recebidas em sua formação. Segundo o autor, o artigo visa incentivar uma melhor compreensão do livro de Jeremias que, de modo geral, tem sido ignorado no mundo evangélico. O terceiro artigo, escrito por Elizabeth Gomes, relata a vida genial e a obra de Catarina de Siena, uma mulher piedosa que se tornou embaixatriz, conselheira e doutora da igreja, na tentativa de influenciar e reformar uma igreja corrupta e uma política venal e torpe – de dentro para fora –, influenciando papas, prelados, mulheres, frades e freiras, reis e vassalos da Europa medieval. Segundo a autora, Catarina foi a mulher que mais marcou sua época e sua história por amor do sangue de Cristo.

 

O quarto artigo, escrito por Hermisten Costa, considera o aparente sucesso do ímpio em seus atos de blasfêmia, arrogância, soberba e imoralidade, o que, segundo o autor, provoca uma certa insegurança no salmista em relação a Deus e aos acontecimentos que presencia. O artigo analisa como a ótica da fé é fundamental para crer em Deus, e continuar crendo, apesar de nossa visão imediata e precipitada da situação que nos circunda. O quinto artigo, escrito por Alderi Matos, trata da compatibilidade dos conceitos de islã e tolerância. Segundo o autor, muitos observadores e estudiosos afirmam que as ações dos grupos radicais apresentam uma concepção distorcida do islã, que contradiz o verdadeiro espírito dessa religião. Assim, o artigo reexamina essa questão olhando para as fontes do islã, sua história e os acontecimentos atuais. Finalmente, o sexto artigo, escrito por Breno Macedo, cumprindo o compromisso estratégico mais recente da revista de publicar um artigo em inglês a cada número, trata da teologia pactual no pensamento de João Calvino. O texto investiga algumas das principais obras do reformador na tentativa de organizar o seu pensamento no que diz respeito a essa doutrina, o que permite ao autor delinear qual seria a visão do líder de Genebra sobre cada uma das dispensações do pacto divino com o homem. Neste artigo inicial são analisados os pactos das obras, noaico e abraâmico.

 

A seção de resenhas traz avaliações de obras relevantes para o contexto atual da igreja, entre elas Gênesis no Espaço-Tempo, de Francis Schaeffer, resenhada por Allen Porto; A Igreja Centrada, de Timothy Keller, resenhada por Gildásio Reis; A Igreja Missional na Bíblia, de Michael Goheen, resenhada por Breno Macedo; e Atlas da Bíblia, de Annemarie Ohler e Tom Menzel, resenhado por Dario Cardoso.

 

Prosseguindo com o compromisso da revista de proporcionar e incentivar uma reflexão teológica reformada, entrego aos leitores o primeiro número do vigésimo ano de Fides Reformata, desejoso de que os artigos e resenhas despertem mais uma vez o interesse por uma pesquisa que visa contribuir para a edificação do povo de Deus servindo sua igreja ao redor do mundo.

 

 

Boa leitura!

Dr. Daniel Santos
Editor Geral

ARTIGOS

RESENHAS

VERSÃO ONLINE