Fides Reformata
Home Fides Reformata

Fides Reformata 16 N1

Volume XVI

 

Número 1 – 2011

+ EDITORIAL

A revista Fides Reformata comemora 15 anos de existência agora em 2011. É provavelmente uma das poucas revistas teológicas brasileiras que tem conseguido esta marca de publicação ininterrupta ao longo de tantos anos.

 

Esta edição comemorativa tem para mim um significado especial, pois tive o privilégio de ser o editor da primeira Fides, quando o Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper ainda estava hospedado no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, no bairro de Campo Belo, em São Paulo. E agora, quando a revista completa 15 anos, sirvo novamente como seu editor, seguindo a política de rodízio entre os professores do CPAJ.

 

Este número festivo é composto somente de artigos escritos pelos professores do Jumper. O peso dos artigos está nas áreas pastoral (revitalização de igrejas e missões) e exegética. Na primeira área, o Dr. Valdeci Santos escreve uma reflexão teologicamente orientada sobre “Revitalização de igrejas,” um tema bastante em evidência entre as igrejas históricas e que carece de uma análise deste calibre. O Dr. Jedeías Duarte faz uma análise conceitual preliminar de “Plantio de novas igrejas” em que aborda o assunto a partir das raízes bíblicas reformadas. Estes artigos refletem o compromisso que o CPAJ tem com a plantação de novas igrejas e a obra missionária em geral. Para nós, o labor acadêmico tem que ser relevante para as igrejas da nossa geração.

 

Na área de interpretação bíblica, o Prof. João Alves investiga o significado das “muitas moradas” na casa do Pai no famoso dito de Jesus em João 14. Já o Dr. Daniel Santos expõe a natureza da linguagem sapiencial no Antigo Testamento a partir do episódio da rainha de Sabá. Seu texto, “Respondendo à rainha de Sabá”, analisa o assunto a partir de uma perspectiva missiológica e pretende trazer uma contribuição nesta área. E o Prof. João Paulo Thomaz de Aquino descerra os mistérios por detrás da morte do rei Josias, narrada em 2 Crônicas. Seu artigo, “Por que Josias morreu?”, é um diálogo exegético-teológico com vários autores modernos que aventam diferentes hipóteses para a causa pela qual o rei de Israel foi ferido por Deus.

 

Em “Orientações para a interpretação de narrativas bíblicas”, o Prof. Tarcízio José de Freitas Carvalho oferece um norte aos leitores e estudantes da Bíblia ao se depararem com as inúmeras narrativas das Escrituras. Como um gênero literário definido, as narrativas devem ser lidas de uma determinada maneira. Professor Tarcízio promete neste artigo equipar o leitor com ferramentas “que permitirão observar novos ângulos de conhecidas histórias da Bíblia”.

 

A seção de resenhas traz avaliações de obras relevantes para o mundo da literatura cristã, entre elas A revitalização da sua igreja segundo Deus, de Reeder e Swavely; O pastor reformado e o pensamento moderno, de Cornelius Van Til; O que você esperava? Expectativas fictícias e a realidade do casamento, de Paul Tripp, e ainda A inspiração e autoridade da Bíblia, de Benjamin Warfield.

 

Ao entregar mais um número de Fides Reformata aos nossos leitores, a nossa oração é que esta revista cumpra o propósito com que foi criada há 15 anos, que é produzir material acadêmico de qualidade comprometido com a inerrância e autoridade das Escrituras Sagradas e desta forma contribuir para a edificação da igreja de Cristo no Brasil.

 

Boa leitura!

Dr. Augustus Nicodemus Lopes
Editor geral

ARTIGOS

RESENHAS

VERSÃO ONLINE