Fides Reformata
Home Fides Reformata

Fides Reformata 14 N1

Volume XIV

 

Número 1 – 2009

+ EDITORIAL

 

Como já é tradicional, este novo número de Fides Reformata contém uma boa variedade de matérias no campo da teologia. Essas matérias podem ser classificadas em duas áreas gerais: três artigos abordam temas bíblicos, tratando especificamente de passagens dos livros de Mateus, Gênesis e Romanos; os outros três caem dentro do âmbito da história da igreja, analisando dois personagens (Patrick Hamilton e Thomas Boston) e um tema brasileiro.

 

No primeiro artigo, o professor Carl Bosma, um ex-missionário no Brasil, faz um competente e instrutivo estudo da Grande Comissão, apontando como a maneira pela qual os seus verbos são interpretados tem influenciado decisivamente o entendimento da missão da igreja. No terceiro texto, Marcos Cesaretti, um estudante de pós-graduação na área tecnológica, defende a intrigante possibilidade de que a arca de Noé não tenha sido calafetada com betume, e sim com outro material de natureza muito diferente. No quinto artigo, o Rev. Jair de Almeida Jr. apresenta a hipótese de que Paulo se inspirou no modelo do “moço rico” de Marcos 10 ao escrever uma famosa passagem na primeira pessoa em Romanos 7.

 

Quanto à área histórica, o primeiro artigo, escrito por um pastor brasileiro que trabalha como ministro da Igreja da Escócia, descreve em tons dramáticos a breve carreira de Patrick Hamilton, o primeiro pregador e mártir protestante da Escócia, morto na fogueira aos 24 anos de idade. A seguir, o Rev. Donald Bueno Monteiro, professor de teologia do culto e música no Seminário Presbiteriano do Sul, traça um interessante panorama da música sacra no Brasil colonial, apontando suas virtudes e limitações. Por fim, Daniel Leite Guanaes descreve o conceito de justificação pela fé na teologia do puritano escocês Thomas Boston, destacando como ele se manteve dentro dos limites da ortodoxia numa época marcada por sérias divergências em torno dessa doutrina fundamental.

 

Em sua segunda parte, a revista apresenta textos de diferentes naturezas. Três deles são resenhas. A primeira foge da práxis usual, pois foi escrita pelo próprio autor do livro enfocado, o editor de Fides Reformata. O livro em questão aborda os últimos 50 anos da IPB e foi escrito para as comemorações do sesquicentenário da igreja. A segunda resenha focaliza um interessante livro sobre a história da Bíblia no Brasil, escrito por Luiz Antonio Giraldi, ex-secretário geral da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

A terceira resenha aborda uma obra sobre liderança bíblica escrita pelo conhecido Dr. Russell Shedd. O último texto não é uma resenha e sim um breve artigo escrito pelo jovem presbítero Gustavo Ássi, que acaba de concluir seu doutorado em Engenharia Aeronáutica na Inglaterra. Essa reflexão, que foi classificada em um prestigioso concurso na área da ciência, é um exemplo de como se pode escrever um texto científico e ao mesmo tempo expressar, de maneira discreta e sábia, convicções e valores cristãos.

 

Concluindo, informamos aos nossos leitores que o próximo número de Fides Reformata será inteiramente dedicado à vida e ao pensamento de João Calvino, a propósito dos 500 anos do seu nascimento.

 

Alderi S. Matos
Editor

ARTIGOS

RESENHAS

TEXTO ESPECIAL

VERSÃO ONLINE